domingo, 16 de maio de 2010

O novo cabelo de Dilma Rousseff

Celso Kamura, do estúdio CKamura, é o responsável pelo novo cabelo de Dilma Rousseff:  bem curto, escovado para trás, com fundo castanho e mexas em vários tons de vermelho. Antes, os fios estavam na altura do queixo, armados e com uma cor única amarronzada — pesando e avolumando o rosto da ex-ministra-chefe da Casa Civil. O corte lembra o da estilista Carolina Herrera, conhecida por sua elegância clássica.

A mudança rejuvenesceu e modernizou a candidata à presidência, que mostrou a mudança no encontro do Movimento Negro do PT, na Bahia, na sexta-feira. Na ocasião, Dilma também agradou por apostar numa maquiagem mais clara — especialmente o batom, que costuma usar erradamente mais escuro. Compare no antes e depois.

sábado, 15 de maio de 2010

Avatar da Dilma



A partir de fotografias, o Vestindo Dilma criou este avatar de Dilma Rousseff. A intenção é usá-lo como manequim, no qual vamos experimentar novos visuais para a candidata à presidência. No cabeçalho do blog, é possível ver a imagem que inspirou o desenho. Não ficou parecido?

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Por que vestir Dilma?

Terno executivo é o traje padrão dos presidentes brasileiros e dos demais estadistas ocidentais; eleita uma mulher para governar o Brasil, qual seria o seu traje padrão? A pergunta é pertinente — pois a ex-ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tem chances reais de ser eleita presidente em alguns meses — e também de difícil resposta — pela falta de precedentes locais.

Internacionalmente, desde a chegada de Sirimavo Bandaranaike ao posto de primeira-ministra do Sri Lanka em 1960, poucas mulheres atingiram a posição de chefe de Estado. Entre as mais conhecidas, estão Isabel Perón (Argentina), Margaret Thatcher (Reino Unido), Benazir Bhutto (Paquistão) e, mais recentemente, Michelle Bachelet (Chile), Angela Merkel (Alemanha) e Cristina Kirchner (Argentina).

A maior parte delas adota/adotou como figurino paletós com calça (os ternos) ou paletós com saia (os tailleurs), tendo como referência o traje de seus pares do sexo masculino. A escolha nem sempre é/foi acertada. O Vestindo Dilma surge com a intenção de identificar as mulheres poderosas e analisar como cada uma tirou proveito do guarda-roupa feminino.

O nome do blog explicita que o foco principal é Dilma Rousseff. Começamos hoje a comentar a roupa do poder, de modo a auxiliar tanto a candidata do Partido dos Trabalhadores na eleição presidencial de 2010 como outras mulheres bem-sucedidas no mercado de trabalho — a partir de sugestões práticas.

Aqui, a moda é encarada não só do ponto de vista de cortes e cores, mas também de seus códigos e significados. Afinal, como disse o artista francês Jean Cocteau, "o estilo é uma maneira muito simples de dizer coisas complicadas".